quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Tipos de Diabetes


DIABETES GESTACIONAL

Surge durante a gravidez, em pessoas que não padeciam desta doença.
É caracterizada pelo aumento de glucose abundante – hiperglicémia.
Ocorre em cerca de 5% das mulheres grávidas.
O aumento das hormonas produzidas pela placenta, durante a gravidez, produz uma acção contrária à insulina. Para contornar este problema o pâncreas produz quantidades elevadas de insulina. Como este aumento não ocorre em todas as mulheres, surge este tipo de Diabetes.

Consequências:

· Afecta o feto, provocando um grave aumento de peso neste – Macrosomia.
· O drástico aumento de peso, pode levar a complicações durante o parto ou mesmo a reduzidas quantidades de açúcar no sangue à nascença – Hipoglicemia.
· Aumenta, também o risco da criança vir a desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde.


Após o diagnóstico:

Durante a gravidez:

· Recomenda-se a pratica de exercício físico assim como cuidados alimentares, de modo a tentar ter os níveis de açúcar no sangue o mais normais possíveis.

· Quando, não se conseguem normalizar os níveis de glicemia com os cuidados acima referidos, deve-se recorrer à administração de insulina.

Após a gravidez:

· Devem ser realizadas análises para confirmar o desaparecimento da Diabetes, dois meses após o parto, ou no fim da amamentação.

· Deve tentar controlar o seu peso, praticar exercício físico e cuidar da alimentação, para diminuir o risco de que vir a ter Diabetes tipo 2. É portanto recomendado, que ocorra vigilância periódica dos níveis de glicemia.

Sem comentários: